Dota Underlords é a versão da Valve do mapa Dota Autochess que foi criado por um usuário no jogo Dota 2. O mapa foi retirado pelo usuário que criou uma versão do jogo para dispositivos mobile. A Valve decidiu criar então sua própria versão, dando vida ao Dota Underlords.

Introdução
Dota Underlords é um jogo viciante. Ele veio substituir o Dota Auto Chess que foi um mapa criado por um usuário do jogo Dota 2, mas este resolveu criar um jogo separado devido a popularidade que o Auto Chess conseguiu.
No jogo você ganha moedas para comprar heróis (todos famosos conhecidos do Dota) e os posiciona num tabuleiro, a cada turno você enfrente um inimigo diferente, podendo ser Neutro ou outro dos 8 jogadores que participam de uma partida. Após cada turno, você ganha um determinado número de moedas de acordo com seu desempenho e de quantas moedas você já tinha guardadas. Você utiliza essas moedas para comprar mais heróis, os heróis tem alianças e quando você possuí um determinado número de heróis da mesma aliança, você ativa um bônus que deixa seu time mais forte.
História
O jogo está em Beta e apesar de falar alguma coisa sobre “White Spire”, não dá muitos detalhes sobre a história do jogo. Por isso deixaremos essa parte para ser analisada em uma próxima ocasião.
Jogabilidade
A jogabilidade do jogo é muito boa, apesar de ser um jogo feito numa engine pra rodar em celulares, os atalhos de teclado estão presentes e é possível fazer quase tudo de maneira ágil utilizando o teclado. Vale a pena treinar utilizar os atalhos pois no fim do jogo as vezes é necessário comprar e mexer nas suas unidades rapidamente.
As partidas são bastante longas, o que não é comum no mundo mobile, apesar disso, é ótimo para quem gosta de jogos do estilo.
Gráficos
Os gráficos do jogo seguem o padrão de Dota 2, tanto a versão Mobile como a versão do Steam estão muito bonitas, vale a pena jogar só pra ver os efeitos visuais das habilidades dos heróis.
Conteúdo
O jogo segue bem o estilo do seu predecessor, Dota Auto Chess, na verdade é possível dizer que ele até copia o jogo antigo, com alguns heróis sendo idênticos (em atributos e feitiço escolhido) aos do Dota Auto Chess. Mas foram adicionados alguns novos heróis e pelo que parece a Valve parece querer fazer temporadas no jogo, colocando e tirando itens, heróis e novas alianças em cada temporada, o que manterá a experiência sempre fresca.
Conclusão
Dota Underlords ainda está em Open Beta, mas é uma experiência viciante para os que gostam do estilo. Vale a pena experimentar!