Jogo do estúdio brasileiro Aoca Game Lab que trás a história de Cícera que enfrenta a seca e aridez do sertão brasileiro na época de Canudos.

Introdução
Árida: Backland’s Awakening é um jogo BRASILEIRO do estúdio Aoca Game Lab. É uma aventura que se passa no sertão brasileiro, mais precisamente na Bahia em 1896. O jogo possui elementos de sobrevivência, uma bela história e um cenário incrível.
O jogo captura bem a secura do sertão nordestino e, não sei se porque joguei aqui de São Paulo num inverno que está com temperaturas com mais de 30ºC e muito seco, mas bebi bastante água enquanto jogava.
História
Você joga com Cícera, uma menina que vive numa casinha do sertão da Bahia com seu avô e, num ano mais seco que a média, precisa juntar recursos como água e comida para sobreviver a uma viagem para um lugar onde a seca não é um problema. A maioria dos outros habitantes da região já abandonaram o lugar e não há mais quase água em lugar nenhum, uma vez que o principal rio da região secou.
Jogabilidade
Logo no começo do jogo, há uma mensagem dizendo que é preferível jogar com controle (ao invés de teclado e mouse), então utilizamos um controle de Xbox 360 para jogar. O jogo é bem legal e você precisa combinar diversos itens durante sua jornada e fazer tarefas como cozinhar e afiar seus equipamentos. Sentimos um pouco a falta de atalhos, mas no geral está tudo muito bom.
Outro ponto importante que interfere na jogabilidade é a colisão durante o jogo. Cícera as vezes não passa por alguns morros que deveria passar, outras vezes passa por lugares que acredito que não deveria ser possível. Houveram alguns bugs enquanto joguei mas nenhum que estragasse o jogo. Mas falta uma polida nesse quesito.
Gráficos
O jogo está bem bonito. Ele consegue captar a secura do sertão e ao mesmo tempo trás personagens que você simpatiza. Talvez ainda mais pelo fato de serem personagens brasileiros, você acha possível você conhecer essas pessoas por aqui. Os personagens são desenhados de forma bem cartunesca e o cenário retrata muito bem a seca.
Conteúdo
O jogo é curto, em menos de 2 horas é possível terminá-lo e em pouco mais do que essas 2 horas é possível encontrar todos os colecionáveis. Mesmo assim pelo preço que ele está é uma bela experiência, principalmente para os brasileiros. Vale a pena jogar e ajudar a indústria nacional de games.
Conclusão
Árida é um ÓTIMO game, infelizmente é muito curto mas mesmo assim faz um belo trabalho e conta uma bela história. Eu diria que é obrigatório para os brasileiros, porque mostra que aqui também se fazem jogos de qualidade.
Além disso, ele trás personagens com que a gente pode se identificar e costumes locais que vale a pena você conhecer, principalmente para quem não é do Nordeste.
Por último o jogo me fez dar uma lida sobre a Guerra dos Canudos, matéria de história da época da escola. Muito interessante, fico no aguardo da sequência do game para ver se eles vão seguir as páginas do livro de história ou seguir outro caminho.