Sequência de The Last of Us, conta a história cinco anos após os acontecimentos do primeiro game.
Introdução
Acabei de terminar The Last of Us Part II e é difícil começar a escrever um review do jogo. Pensei que seria mais fácil. Como candidato a GOTY (Game of the Year – Game do ano) pensei que seria apenas uma lista de notas 10 e passaria para o próximo jogo. Tecnicamente é isso mesmo, o jogo supera o anterior em praticamente todos os aspectos, trazendo perfeita jogabilidade, gráficos incríveis, trilha sonora emocionante, uma ótima forma de narrativa e basicamente tudo o que você podia esperar. Apesar disso, decisões muito polêmicas foram tomadas sobre o enredo da história e é difícil decidir quais decisões foram boas e quais ruins para a saga.
Jogabilidade
Aqui vale o que eu falei. Eles conseguiram melhorar um pouco a jogabilidade do primeiro jogo e fizeram uma experiência incrível! A inteligência artificial dos inimigos é muito boa e é divertido passar por eles tanto no modo stealth (em silêncio e matando os inimigos sorrateiramente) como no modo rambo (atirando em todo mundo e chamando a atenção de tudo até não sobrar um inimigo em pé). Os upgrades nas armas são legais e fazem bastante diferença na gameplay, a árvore de habilidades também ajuda bastante na gameplay. Fizeram um ótimo trabalho na jogabilidade.
Gráficos
Basicamente é um filme de quase 30 horas. E um belo filme! A parte gráfica é impressionante, você fica de boca aberta com todas as cenas, cenários e personagens! Além disso, o fato dos ambientes serem muito maiores do que no primeiro jogo, permitiram uma construção de cenários muito legal e fica ainda mais interessante explorar cada partezinha do mapa para achar aqueles recursos que irão ajudar na próxima parte cheia de inimigos.
Trilha Sonora
A trilha sonora do game é um show. Além de tudo eles conseguem usar a trilha pra passar emoção, os trechos que a Ellie toca e você dedilha o violão utilizando o touch pad do controle do PS4 são sensacionais e fazem você se conectar ainda mais com a personagem.
Conteúdo
O jogo apresenta quantidade de conteúdo enorme, pode-se até dizer que algumas partes são um pouco cansativas, como explicitarei um pouco mais pra frente na parte da história. Foram 27h41min35seg para terminar o jogo no Hard sem pegar tudo (mas explorando bastante). Após isso, ainda abre o New Game + onde podemos jogar o jogo novamente, mas mantendo os upgrades e armas que você já abriu, para terminar de pegar os colecionáveis. Realmente é uma ótima quantidade de conteúdo.
História
Aqui eu vou ter que pedir para quem não jogou, pular essa parte. É melhor não saber da história e jogar o game. Então, ATENÇÃO (contém SPOILERS): The Last of Us Part II continua a história de Ellie e Joel, no começo você vê onde eles foram morar e que nem tudo são as mil maravilhas entre Ellie e Joel. Depois de um tempo, você é apresentado para outro personagem, Abby, uma moça forte como um touro e joga com ela que está nos arredores de Jackson. Em meio a suas andanças ela encontra Joel que a ajuda... Mas depois ao chegar em lugar seguro, Abby assassina Joel a sangue frio de maneira violentíssima e na frente da Ellie.
A partir daí é uma história de vingança em que todas as ações de Ellie são motivadas por esse sentimento. Tudo que ela faz é pra encontrar Abby e vingar a morte de Joel.
Muitos acharam a morte de Joel um problema e já não gostaram do jogo aí, a internet deu diversas notas 0 para o jogo por conta disso. Não acho que esse tenha sido o problema. O problema para mim foi que apesar de tudo isso, a gente foi obrigado a jogar a história de Abby durante os 3 dias que Ellie esteve em Seattle e há uma tentativa fraca de que a gente até entenda o que ela fez. Mas a personagem é mal construída e não importa o que fizessem, nunca o jogador teria um elo com ela como há com Ellie e Joel. Além de tudo isso, o final do game decepciona bastante.
Apesar de tudo isso, a história do jogo é ótima, é contada de modo maravilhoso, duas narrativas que se encaixam perfeitamente e não há como elogiar diversos aspectos técnicos. Mas parece que houve uma falta de respeito com os personagens queridos dos fãs, apesar de ser tudo crível e poderia ter acontecido mesmo assim. Ainda assim, acho que não há uma pessoa que não gostaria de mudar uma parte ou outra nesse game, por isso acho que as decisões narrativas foram polêmicas demais para o jogo receber um 10 nessa parte, mesmo sendo uma história incrível.
Conclusão
The Last of Us Part II é tecnicamente impecável. É um jogo que merece ser jogado e curtido, realmente é candidato a jogo do ano e será merecido se ganhar. Apesar disso, a Naughty Dog tomou decisões polêmicas quanto a narrativa deste game. A história é muito boa e vale a pena ser jogada, mas se prepare para passar um pouco de ódio com o que fizeram com dois de seus personagens favoritos dos videogames.