Página do game no site da Game Bros: clique aqui.

Iai Amiibos, hoje vamos falar do jogo de luta mais vendido da história dos videogames e que, inclusive, ganhou o GOTY de melhor jogo de luta de 2019 e também concorreu ao GOTY de melhor jogo do ano.

Como muitos sabem eu sou um grande fã da franquia inteira, acompanho Super Smash Bros desde o Nintendo 64, porém está análise será completamente imparcial baseada não só nas vendas mas na jogabilidade, na história, no pós game e, como todo jogo da Nintendo tem que ter, na diversão. Sem mais delongas vamos a análise.

Jogabilidade:

A jogabilidade de Super Smash Bros. sempre foi basicamente a mesma, a Nintendo mexeu muito pouco nos comandos ou na mecânica dos personagens, visto que as únicas vezes que ela mexeu (e mexe) nas mecânicas dos personagens foram (é) para balancear o game (já houve casos de personagens mais fortes que outros, e a Nintendo leva isso muito a sério, tanto que erros deste tipo são rapidamente consertados). Nunca mudando, porém sempre aprimorando, a Nintendo conseguiu fazer uma das franquias mais importantes do seu catálogo ser uma das mais bem sucedidas em seu atual console, o Nintendo Switch, por um único e simples motivo: Super Smash Bros. Ultimate tem a mecânica perfeita tanto para iniciantes quanto para pro players. Parece estranho pois se os comandos são simples para iniciantes, como pode atrair jogadores veteranos? Simples, apesar dos comandos serem simples e as variações de ataques serem práticas, a variação e a combinação desses golpes pode resultar em combos incríveis e lutas espetaculares.

Tendo cada vez mais personagens icônicos de grandes franquias do mundo do videogame como: Sonic, Pikachu, Banjo e seu parceiro Kazooie, Ken, Ryu, Joker e muitos outros. Vemos a atenção que a Nintendo dá para cada personagem respeitando sua origem, trazendo consigo uma fase própria e algumas das músicas que compõe a trilha sonora do jogo original de cada personagem.

Há casos em que a Nintendo surpreende os fãs como quando Terry (de Fatal Fury) foi anunciado e com ele veio um total de 50 músicas, sem dúvidas algo insano de se pensar, já que muitos jogos tem esse número de músicas como total no jogo inteiro.

Ou algumas vezes que a Nintendo vai além como quando Banjo & Kazooie se juntaram ao catálogo, mostrando que questões de exclusividade ficaram de fora mostrando uma parceria entre a Microsoft e a Nintendo (para aqueles que não sabem, os direitos da franquia Banjo & Kazooie pertencem a Rare, que pertencem a Microsoft).

Tendo isso em mente podemos concluir que a jogabilidade de Super Smash Bros Ultimate é sem dúvidas uma das melhores já produzidas tendo em vista sua simplicidade e sua proposta tanto para iniciantes quanto para veteranos.

História:

Nem todos os Super Smash Bros. tiveram uma atenção com a campanha do game, afinal são personagens de diferentes franquias juntos lutando um contra o outro, não há uma história profunda para se contar. Porém a Nintendo fez questão de trazer neste Super Smash Bros. Ultimate algo que apesar de semelhante aos títulos anteriores, diferente no modo de se contar. Sem querer dar spoilers a história é basicamente a seguinte: Galeem, um ser misterioso aparece no horizonte, atacando e capturando a todos, menos Kirby que consegue por pouco fugir de suas "garras" e sobra para nossa pequena bolinha rosa alienígena salvar todos os seus amigos que foram capturados. Há muito mais coisas para acontecer, mas basicamente você luta de 1 em 1 com todos os Fighters do jogo, vencendo eles você os desbloqueia para jogar fora da campanha.

Apesar de simples a história consegue 1 ou 2 momentos de surpresa pois o que Galeem é e o que acontece quando você o derrota são realmente uma surpresa inesperada, porém apesar disso a história não tem muito para contar. Não existe nenhum diálogo no game de nenhum personagem.

Pós Game:

Esta é uma categoria importante, afinal para um game que não foca na campanha, o pós game é realmente muito importante, já que se trata de um jogo de luta que normalmente é descartado depois de desbloquear os personagens e só volta quando você reúne os amigos numa jogatina, Super Smash Bros. Ultimate tem diversos modos de jogo para você se divertir tanto sozinho quanto com os amigos e o mais incrível é que nem todos são de luta. Por exemplo, Home Run Contest é um modo onde você bate em um saco de areia com toda força para ver o quão longe ele vai (legal né?), também tem uma área onde você pode conferir todas as músicas de cada personagem adicionado (são mais de 900 músicas, mais de 30 horas de áudio) podendo ser escutado com o Switch bloqueado, como um mp3 (sim, a Nintendo fez isso que você acabou de ler, voce pode ouvir a trilha sonora de Zelda, Castlevania, Metroid, Fatal Fury e muitas outras com o Switch bloqueado tranquilamente).

E claro, o modo online, que a Nintendo constantemente traz torneios e campeonatos com diversas premiações (nenhuma delas em dinheiro, a Nintendo não tem este tipo de prática).

Vale ressaltar que no modo online há uma pontuação, a GSP, que quando você ganha uma partida você acumula pontos porém, se perde uma partida, também perde os pontos. E quando você atinge um número consideravelmente alto de pontuação, a Nintendo te elege à Elite, um modo online onde você só joga com pessoas do seu nível. Esse modo a Nintendo costuma usar como base para saber quando um personagem recém lançado está forte demais ou fraco demais. Ou seja, quando você é bom no game, a Nintendo te elege (tecnicamente e não oficialmente) como tester do game.

Diversão:

Para concluir vamos falar da diversão que você vai ter com este game. Eu posso resumir está categoria para você agora mesmo: compre o game.

Não importa se você vai jogar sozinho, com amigos, com família, com o/a parceiro(a). Se vai jogar constantemente, casualmente, ou raramente. Simplesmente saiba que você vai se divertir muito jogando com o seu personagem favorito contra outros personagens do game. Ou até mesmo reunir os amigos e fazer uma "zuera" com todos jogando de Princesa Peach e Daisy. Ou jogando com a família, pegando o Bowser e todos os seus filhos. Quem sabe até criando o seu próprio personagem com diferentes golpes e roupas, podendo mudar até mesmo a sua voz no game.

Basicamente, Super Smash Bros. Ultimate é sem dúvidas um jogo que todo gamer que tem Nintendo Switch deveria fazer questão de ter em sua coleção, pois mesmo não sendo fã de jogo de luta, com certeza irá se divertir muito com os diferentes modos de se jogar e aproveitar o game.

Isso sem contar que a Nintendo está constantemente atualizando o game e trazendo mais e mais personagens ao catálogo.

Nota do redator: Para vocês terem uma noção do quão bom é este game, durante a Direct (live da Nintendo no YouTube para anunciar novidades) de Banjo & Kazooie, personagem adicionado por DLC, Masahiro Sakurai, um dos responsáveis pelo design do game que costuma apresentar a Direct, declarou que este Super Smash Bros. Ultimate é algo completamente inédito e que eles darão o máximo de si para tornar a melhor experiência possível, pois um jogo como este, não acontecerá de novo tão cedo. Com essas palavras Sakurai explica o porquê de Ultimate fazer parte do título do Super Smash Bros. desta geração. Não porque é o último, mas porque é especial.

Publicado em 26/02/2020 às 21:04 por:
Oh_taliani

@Oh_taliani , Nintendo Switch fã. Faço análises e reviews de jogos indies do Xbox e da Nintendo no Instagram.
Estudo Marketing de Conteúdo e Digital.