Confesso que sempre tive um pé atrás (ou dois) quando se trata de jogos Brasileiros. Após a criação da Game Bros, tenho testado e jogado mais jogos brasileiros porque acabo entrando em contato ou cruzando o caminho com um ou outro estúdio. Dandara era um jogo que estava na minha lista, esquecido, cheguei a comprá-lo na Steam e nunca havia jogado. Em uma live que acabei Gris (por sinal, um jogo que me decepcionou), um seguidor me sugeriu que jogasse Dandara.

Que grata surpresa, me encheu de esperança na Indústria de Games nacional. É um jogo que não deve nada pra nenhum jogo estrangeiro e que é raríssimo por aqui (Sim, também temos Horizon Chase e alguns poucos outros exemplos). Isso me deixou muito feliz. Eu sei que é fácil criticar enquanto você apenas só joga o jogo sentado no conforta da sua casa, mas é meu dever falar a verdade.

O jogo é muito belo, bem feito e tem ótima duração. Os inimigos e desafios são na medida certa e é um metroidvânia que pode competir com qualquer outro. As vezes você não sabe para onde ir, mas com uma boa análise do mapa e dos equipamentos disponíveis, descobre como seguir em frente. Há uma boa história e referências a cultura nacional. Vou escrever um review de Dandara até o fim da semana, mas vamos falar dos jogos brasileiros.

Um belo jogo de um Estúdio Brasileiro. Recomendadíssimo.

A Indústria de Games Nacional

O Brasil não é famoso por ter muitos jogos de sucesso. Mas espero que nossos estúdios deem uma olhada para conseguir o que Dandara e Horizon Chase conseguiram fazer. É óbvio que não há receita de bolo para fazer um jogo ser sucesso, principalmente produções Indie, com poucos recursos. Mas colocando muito trabalho e cuidado como nesses títulos, é meio caminho andado para o sucesso.
Tenho esperança que o Brasil venha ser um grade desenvolvedor de jogos mundial, temos um longo caminho pela frente, mas já há cursos de games se espalhando por aí, inclusive em Faculdades. Tenho um amigo que cursou um desses cursos e já estou ansioso pros lançamentos de games dele (sem colocar muita pressão).

A Game Bros está de portas abertas para testar e divulgar qualquer jogo nacional e esperamos algum dia ajudar na indústria como Publicadora (Publisher), mas isso ainda deve demorar.

Publicado em 09/03/2021 às 17:57 por:
Binho