Página de Super Mario World: clique aqui.

Olá Netinhos,

Não vou mentir para vocês... Há muitos jogos bons na data de lançamento dos consoles... É claro! Eles são os cartões de visita de um lançamento. Podem ser o motivo de um console dar certo e ser um sucesso de vendas ou o motivo do console nunca decolar... É por isso que a maioria das empresas que vai lançar um console investe bastante nos jogos que serão lançados junto com o console, sendo eles da própria empresa ou de desenvolvedores parceiros. Super Mario World foi um desses casos, desenvolvido pela própria Nintendo para vir junto com o Super Nintendo, ele foi lançado em 1990, no Japão e no ano seguinte nos EUA. Mas geralmente os games de lançamento não ficam muito tempo entre os melhores do console, uma vez que os programadores ainda não estão acostumados com o que aquele console consegue fazer e muitas vezes conseguem extrair muito mais do console algum tempo depois (podemos pensar no NES que teve Super Mario Bros. no lançamento e Super Mario Bros. 3, 5 anos depois).  Mas Super Mario World é uma exceção, muitos o consideram o melhor jogo de SNES e algumas pessoas até o consideram como o melhor jogo de todos os tempos.

Yoshi

Yoshi teve sua primeira aparição em Super Mario World.

Um game espetacular tem que deixar uma marca e uma das principais marcas de Super Mario World foi ter introduzido o Yoshi. O dragãozinho mais carismático do mundo dos games surgiu neste jogo. O Mario conseguia pegar o Yoshi tradicional, verde, e também era possível jogar com Yoshis amarelo, vermelho e azul.

Todas as cores disponíveis de Yoshi em Super Mario World.

O Jogo

Super Mario World não ficou famoso apenas por ter introduzido o Yoshi. Era um jogo muito divertido e muito bom de ser jogado, seja sozinho ou em 2 jogadores. A transformação da peninha que permitia Mario voar com uma capa deixa jogadores com saudades até hoje e é uma das mecânicas mais sensacionais do mundo dos games. Não era tão fácil de voar e isso fazia que mesmo o jogador podendo voar toda uma fase, o game não ficava fácil demais. Pelo contrário, o jogo tinha a dificuldade ideal com a maioria das fases sendo tranquilas para o jogador médio, mas havia algumas fases que deixam os jogadores mais experientes de cabelo em pé até hoje. Posso citar um nome que até hoje não esqueci: "tubular" e olha que minha memória não é das melhores...

O jogo está disponível em diversas lojas onlines dos consoles da Nintendo e merece ser jogado por gamers de qualquer idade. É uma ótima introdução ao mundo dos games, pois tem um nível de dificuldade ideal, começa fácil e vai dificultando em boa medida. Como de costume, para quem não quer jogar vou deixar um vídeo do jogo para quem quiser assistir (mas vale a pena jogar, esse está em quase todas as listas de melhores games de todos os tempos):

Assistam uma speedrun de Super Mario World com 100% das saídas.
Publicado em 27/02/2020 às 15:31 por:
Games do Vovô

O vovô tá aqui para mostrar os jogos antigos para a nova geração. Do Atari até o SNES.