Uma declaração oficial da ESA, (Entertainment Software Association) responsável pela organização da E3, confirmou os rumores que a cercavam, a E3 está cancelada devido as preocupações a respeito do COVID-19 (Corona Vírus). Isso corta uma série de mais de 1 década de eventos anuais consecutivos.
A declaração da ESA diz o seguinte:
"Após preocupações crescentes e esmagadoras com o vírus COVID-19, sentimos que essa era a melhor maneira de proceder durante uma situação global sem precedentes. Estamos muito desapontados por não poder realizar este evento para nossos fãs e apoiadores. Mas sabemos que é a decisão certa com base nas informações que temos hoje."
A ESA concluí:
"Agradecemos a todos que compartilharam suas opiniões sobre a reinvenção da E3 este ano. Estamos ansiosos para apresentar a E3 2021 como um evento reimaginado que reúne fãs, mídia e indústria em uma vitrine que celebra a indústria global de videogames."
A ESA explora a possibilidade de uma experiência online para substituir o evento. Enquanto isso, participantes e expositores serão contatados ao longo dos dias para receberem seu reembolso.
COVID-19 afetou outros eventos
A E3 não é o único evento que foi cancelado por conta do COVID-19, outros grandes eventos como a GDC (Game Developers Conference), que teve grandes nomes como Microsoft, Facebook e Sony cancelando suas participações antes mesmo do evento ser cancelado, a Taipei Game Show e até mesmo a PAX East que foi cancelada em Fevereiro deste ano.