Através de uma transmissão feita pela Sony através do PlayStation Blog, Mark Cerny que é o designer do PlayStation 5, deu todos os detalhes técnicos do console previsto para ser lançado no final deste ano. E eles são os seguintes:

 

Processador: AMD Zen 2 com 8 núcleos em 3,5Ghz (variável)
Placa Gráfica: AMD RDNA 2 customizada em 2,23Ghz (variável)
Teraflops: 10,28 teraflops em 36 unidades de computação
RAM: 16GB GDDR6 a 448GB/s
Armazenamento interno: SSD customizado de 825GB
Velocidade de transmissão: 5,5GB/s (sem compressão) e 8-9 GB/s (com compressão)
Armazenamento externo: HD externo USB ou SSD NVMe (PCIe 4.0)
Leitor de discos: Blu-ray 4k UHD
Resolução: 4k a 120FPS, suporte a 8k

Falando sobre as especificações, o PlayStation 5 irá trazer uma CPU de 2 núcleos 8x Zen de 3.5 GHz e uma placa gráfica AMD RDNA 2 com 36 unidades de computação rodando frequências que vão ate 2.23GHz, tendo 10.28 Teraflops de desempenho gráfico efetivo.

A memória do PlayStation 5 é de 16GB GDDR6/256-bit com banda que chega a 448GB/s. O Armazenamento interno conta com 825GB podendo ser expandido via slot SSD. O console também terá suporte a HD externo com entrada USB e conta com um drive óptico Blu-Ray 4K Ultra HD.

Tecnologia Boost

O próximo console da Sony inova com um sistema Boost para oferecer um desempenho efetivo sem ser afetado por questões ambientais ou de clima. Basicamente significa que, independente da temperatura, o sistema do console tentará continuar processando com o mesmo desempenho. O Boost basicamente é um sistema para gerenciar melhor a energia do hardware. Essas cargas estão diretamente ligadas aos limites térmicos do console e a sua refrigeração.

É bom lembrar que os monitores internos analisarão os picos de processamento da GPU e CPU para ajustar de acordo com suas frequências, assim evitando oscilação no desempenho em tempo real.

Smart Shift

O PlayStation 5 também conta com uma tecnologia chamada Smartshift da AMD, que transfere toda a energia não utilizada na CPU para a GPU, dando assim um processamento maior de pixels.

O designer Mark Cerny falou também sobre o Ray Tracing acelerado através da Intersection Engine, uma tecnologia da AMD usada nas próximas gerações de CPU e GPU.

Áudio 3D com Tempest Engine

O console da Sony também conta com uma unidade de áudio com suporte a diversas fontes de som de alta qualidade. Ele utilizará o Tempest Engine no áudio para gerar um maior realismo e uma grande imersão para o jogador. Em outras palavras, parte da GPU do console serão focadas na utilização do áudio do PlayStation 5.

A Sony infelizmente ainda não divulgou o design do console em si, muito menos falou sobre questões de preço, assim como sua concorrente a Microsoft.
Por enquanto temos apenas as especificações dos respetivos consoles da próxima geração.

Publicado em 18/03/2020 às 20:31 por:
Oh_taliani

@Oh_taliani , Nintendo Switch fã. Faço análises e reviews de jogos indies do Xbox e da Nintendo no Instagram.
Estudo Marketing de Conteúdo e Digital.