E aí, Gamers! Tudo bem com vocês? Fiz uma pesquisa no Instagram sobre a preferência de mídia física e digital e o resultado foi 55% para mídia física e 45% para digital.

Confesso que fui uma criança apaixonada pela mídia física. Sou da época que os manuais de instrução e os encartes dos jogos eram verdadeiras obras de arte. Hoje você tem que comprar uma edição que custa os olhos da cara (steelbook) para vir com o que qualquer criança ganhava quando era pequeno. Ok, menos a caixinha de metal que é bem legal.

Pesquisa no Instagram em que ganhou a mídia física.

Também quando criança eu precisava esperar muito para conseguir um game, acho que isso era bom. Era gostoso esperar, mesmo após o lançamento, era difícil achar os jogos mais disputados. E quando finalmente comprávamos seja por conseguir juntar o dinheiro ou pela disponibilidade éramos premiados com uma caixinha mega caprichada, um manual de instruções muito bacana e muitas coisas mais que vinham dentro do jogo.

Agora cada vez menos coisas vem no jogo. Muitos títulos veem apenas com a caixa e o jogo. Não vejo mais sentido em defender as mídias físicas. Apesar da caixinha ser uma bela decoração no armário, acabo adquirindo a maioria dos jogos digitais. Em tese esse formato deveria baratear um pouco a indústria, pois a empresa vende direto para seus consumidores finais, cortando muitos custos. Mas na prática, principalmente no Brasil, não é bem assim. Eu entendo quem gosta da caixinha ainda, mas falta muita coisa nas caixinhas dos jogos hoje em dia. Eu tenho uma caixa cheia de manuais de instrução e posso falar que li e reli quase todos. Acho que é outro item que incentiva a leitura das crianças (como os gibis), mas que desapareceu com o tempo e o corte de custos...

Por essas coisas, hoje prefiro comprar a mídia digital, eu compro, baixo o jogo rapidinho e não tenho mais que esperar os fretes. Sinto falta do bom e velho tempo que vinha muito mais coisa do que apenas uma caixinha!
E vocês? O que vocês preferem?

Publicado em 10/03/2021 às 19:30 por:
Binho

Comentários

Carlos davi em 08/05/2022 às 10:53

Olá Brasil

al3lk em 10/03/2021 às 09:51

Legal o seu ponto de vista! Realmente as caixinhas deixam a desejar quando comparadas as caixinhas do passado...

Um ponto que me influencia ainda a comprar a caixinha (as vezes) é porque não preciso comprar mais memória para meu console! Mas com certeza adoro a facilidade da compra on-line para já baixar e jogar na hora!