Após a EVO (Evolution Championship Series), uma das maiores competições de luta, ser adaptada para uma edição digital por conta da pandemia do Corona Vírus, o evento acabou sendo cancelado após as denúncias de assédio e pedofilia que envolviam Joey Cuellar, o presidente da organização. O caso tomou proporções tão grandes que outros jogadores relataram seus casos de abuso.

O cancelamento foi anunciado pelo Twiiter oficial da EVO. Tweet oficial em inglês:

Com destaque para o trecho:

"Nas últimas 24 horas, em resposta a sérias alegações recentemente divulgadas no Twitter, precisamos tomar a primeira de uma série de decisões importantes sobre o futuro de nossa empresa.  Com efeito imediato, Joey Cuellar não estará mais envolvido com a Evo. No momento, estamos trabalhando no sentido de sua completa separação da empresa e retiramos todas as suas responsabilidades."

Denuncias de assédio em Super Smash Bros. Ultimate

Com o evento cancelado por conta de todo o ocorrido, uma parte da atenção também se voltou aos jogadores de Super Smash Bros Ultimate. O pro player Nairoby "Nairo" Quezada e os comentaristas Cinnamon “Cinnpie” Dunson e Richard “Keitaro” King foram acusados de pedofilia e abusos sexuais. Por conta disso a Nintendo veio a público em uma declaração dada a IGN:

"Na Nintendo, estamos profundamente perturbados com as alegações feitas contra certos membros da comunidade competitiva de jogos. São absolutamente inadmissíveis. Queremos deixar claro que condenamos todos os atos de violência, assédio e exploração contra qualquer pessoa e que apoiamos as vítimas".

Posição de outras empresas

Diversas outras empresas como a NetherRealm de Mortal Kombat e a Capcom de Street Fighter, que costumam fazer presença na EVO cancelaram a presença de seus jogos no evento antes mesmo da nota da empresa e do cancelamento oficial do evento e fizeram uma nota de repúdio ao ocorrido e apoio às vítimas.

Publicado em 06/07/2020 às 01:48 por:
Oh_taliani

@Oh_taliani , Nintendo Switch fã. Faço análises e reviews de jogos indies do Xbox e da Nintendo no Instagram.
Estudo Marketing de Conteúdo e Digital.