Se quiser escrever seu próprio review do game contando a sua experiência: clique aqui

 

Nota antes de você ler está review:

A Game Freak é um dos principais estúdios da Nintendo, sendo responsável por gerir centenas de milhares de dólares a cada jogo do Pokémon que lança, por isso, qualquer que seja o motivo que você tenha pra defender os defeitos que o jogo tem, lembre-se que condição eles tinham, tempo eles poderiam ter, se Metroid 4 foi adiado, Pokémon também poderia. Isso sem falar que a comunicação e a atenção da Game Freak para com seus fãs é péssima.

Agora que você tem uma noção de que muitas coisas que vou falar foram completamente responsabilidade deles não resolverem, vamos ao review.

Jogabilidade / Gameplay 7.5/10

 

Falando em jogabilidade, podemos dizer que Pokémon Shield and Sword não inova em muita coisa, sempre foi o que conhecemos e isso não é ruim, é uma receita que sempre funcionou, apesar de algumas coisas serem necessárias mudarem, como por exemplo a câmera travada. Fazia sentido na época do game boy quando o jogo era 2D (até mesmo tolerável na era do Nintendo DS), porém com a franquia enfim vindo para o console de mesa, com mais poder de processamento era de se esperar que a câmera ficasse livre. Temos a Wild Area para compensar, porém isso só mostra que era possível deixar a câmera livre no jogo inteiro, mas preferiram não deixar. Bom, não é algo que acaba com o gameplay, pois a adaptação da câmera travada é de boa à ótima.

Podemos citar a Wild Area, a Gigantamax, e alguns outros recursos mais simples como acampar e cozinhar como inovações na Gameplay, sim. Porém Gigantamax é algo atrelado a gameplay padrão, apenas com Pokémons gigantes e ataques mais elaborados e isso porque os golpes em forma Gigantamax são sempre os mesmos para cada tipo de Pokémon, com variações bem básicas o que só faz a Gigantamax, uma inovação com grande potencial, perder seu glamour, isso sem mencionar que apesar de divertida, perde muito sua qualidade quando jogada offline, pois claramente percebesse que as batalhas nas Max Raids são com foco no online. Longe de mim criticar de maneira negativa, afinal apesar da falta de variedade, foi algo que deu uma animada muito grande nas batalhas Pokémon, porém ainda tem muito o que melhorar.

 

Eu poderia citar muitas outras coisas basicas na gameplay que melhroraram mas não estou tentando ser um crítico detalhista, apenas uma maneira de te ajudar a entender oque Pokémon Shield and Sword tem a lhe oferecer de bom e de ruim.

História 6/10

 

É bom ser breve nesse critério, a historia é boa mas rasa, como sempre foi, apesar da franquia ser cheia de histórias incríveis, tanto da natureza dos Pokémon quanto da origem de tudo. Quando você joga, não sente essa atenção na historia durante a gameplay, sendo apenas mais detalhistas e cuidadosos quando falam do fenômeno Gigantamax, e os lendários Zacian e Zamazenta. Temos longos diálogos para explicar o fenômeno Gigantamax, dando a liberdade de interagir nos diálogos em alguns momentos em que lhe abortam com uma questão para você escolher o que responder, porém é algo simples e não importa qual resposta você escolha, o diálogo é padrão. Algumas interações com seu Rival Hop são de certa forma divertidas, ver a empolgação dele antes de cada batalha e o modo como responde quando perde ou ganha é o que nos faz apreciar o personagem, apesar de ser nosso rival. É também interessante ver a ambição dele em ser tão bom quanto seu irmão mais velho Leon (atual campeão da liga).

Focando na história principal, no modo como Zacian e Zamazenta são apresentados a história e o final controverso do jogo eu tenho que dizer, foi algo pouco elaborado, mas surpreendente de certa forma quando vemos os vilões do jogo, suas ambições e seus motivos, não vou dar spoilers pois pode acabar completamente com sua gameplay, saber o final desde jogo em específico, seu desenrolar, estraga tudo, porque apesar de surpreendente é pouco, quando você chega em tal momento, não tem mais nada de surpreendente. É como se esperassem o jogo inteiro por só um momento de surpresa.

Você conhecer Zacian e Zamazenta não é surpresa, todos sabem que uma hora eles vêm, você só fica apreensivo pelo "como vai conhecer".

Isso sem contar o Eternatus, Pokémon com grande potencial na história principal, ou até como um modo de introduzir a DLC, algo que haviam rumores sobre isso pelo modo simples e raso que o pokemon foi apresentado e encerrado na historia, o que indicava que não podia ser só isso mas sim, é só isso.

Gráficos 7/10

 

Bom, aqui vamos falar de um assunto delicado, não estou dando minha nota me baseando no realismo ou algo do tipo. Mas em como o jogo aproveita o poder do console, afinal um jogo com gráficos bons de verdade não é só porque é realista, mas sim porque consegue aproveitar o que o hardware do console tem a oferecer, é dever do estúdio aproveitar o máximo para o seu jogo. E Pokémon Shield and Sword apesar de belos cenários, belas cenas dos golpes, e um ambiente limpo e bem enquadrado, deixa muito a desejar com polimento muito mal feito, animações rasas e uma falta de aproveitamento enorme.

Eu nem vou focar nas árvores do jogo, afinal é tabu isso entre a fanbase de Pokémon (elas são horríveis de tão mal feitas, só pra constar), mas me refiro a adaptação na wild área, transformando um lugar grande com as 4 estações do ano juntas de uma maneira bem básica, onde a transição gráfica de um ambiente pra outro é instantânea, sendo que podiam espalhar a Wild Área em 4 grandes áreas cada uma com o seu ambiente.

Cinderace usando Pyro Ball.

Os golpes dos Pokémons, falando mais da questão da animação e da movimentação do que do design dos Pokémons. Essa é uma questão confusa, pois eu não entendi o que a GF quis fazer, em alguns momentos os golpes são incrívelmente elaborados, como a Pyro Bal do Cinderace (sério, é algo incrível e rápido de se ver) mas peca, e muito, em outros, como a thail whip de qualquer Pokémon, que o faz girar 2 vezes porém sem qualquer movimentação na estrutura do Pokémon (ou seja, é como você pegar um boneco travado e girar de um lado para o outro). Isso me deixa muito confuso, por que trabalharam muito em alguns mas deixaram outros de qualquer jeito?

Agora vamos falar da movimentação em 360 graus de qualquer Pokémon... É ridículo um estúdio que ganha milhões com cada título de Pokémon fazer uma movimentação tão simples (para não dizer palavra pior), como eu disse com a comparação dos golpes, isso não ocorre só ali, mas em qualquer momento que o Pokémon ou o personagem precise se virar. É menos óbvio com personagens ou Pokémon altos, agora com Pokémon baixos e largos, é ridículo.
Não existem só defeitos, apesar do mal polimento, em algumas cidades os detalhes são incríveis, cheios de cores, brilhos e destaques que fazem você ficar parado apenas apreciando.

Diversão 9/10

 

Bom Amiibos, uma hora eu teria que admitir. Apesar de todas as falhas, dos problemas de movimentação, dos gráficos mal polidos e até alguns Pokémons com movimentos travados, Pokémon Shield and Sword consegue ser um jogo incrivelmente divertido e viciante, seja para você que só vai terminar a história e jogar uma Max Raid aqui e outra ali, ou para você que pretende completar a Pokédex e jogar no competitivo, ambos vão se divertir muito jogando Pokémon Shield and Sword.

Não é a toa que o game quebrou recordes de venda tanto em comparação para com os lançamentos do Nintendo Switch, quanto para com os outros Pokémon.

Para você que já é gamer raiz, que conhece Pokémon desde o game Boy, vai se divertir muito, tanto pela nostalgia quanto pelas novidades de Shield and Sword. E para você que vai começar a jogar agora, vale a pena investir em Shield and Sword justamente para conhecer um dos melhores Pokemon que a GF tem a oferecer e se aventurar pelos eventos constantes e desafiadores nas Max Raids.

A região de Galar é grande e cheia de novidades incríveis para se explorar e conhecer, tá aí um ponto que apesar de ser limitado a GF aproveitou bem, o mapa.

Conclusão 7,5/10

 

Pokémon Shield and Sword é um dos mais bem elaborados e completos Pokémon que temos, sua presença no Nintendo Switch está crescendo cada vez mais, batendo recordes de vendas e inovando em diversos aspectos, e apesar das grandes falhas que o jogo tem, é um jogo que todo amante da franquia Pokémon vai querer ter.

Batemos na tecla dos defeitos pois em sua maioria não são justificáveis, se comparados a grandes jogos da Nintendo, como Zelda Breath of the Wild, Super Mario Odyssey, Fire Emblem Three Houses, Splatoon 2 e tantos outros que são games incríveis cujos defeitos são mínimos e muitas vezes irrelevantes. Porém, Pokémon Shield and Sword não deixa a desejar apesar de seus defeitos se comparados com suas qualidades.

Publicado em 10/02/2020 às 14:14 por:
Oh_taliani

@Oh_taliani , Nintendo Switch fã. Faço análises e reviews de jogos indies do Xbox e da Nintendo no Instagram.
Estudo Marketing de Conteúdo e Digital.