E aí, Gamers! Vamos começar uma série especial de matérias sobre as profissões do mundo Gamer. E vamos começar com uma das favoritas do pessoal, o streamer. Para cada matéria sobre uma profissão, iremos trazer uma entrevista com um profissional da área, e no caso dos streamers vamos logo com dois! O CasalSkills! Para ler a entrevista deles sobre a profissão de Streamer, clique aqui.

 

O que é STREAMER?

Streamer é uma pessoa que transmite sua imagem online seja ela ao vivo ou gravada. Existem vários tipos de streamers (games, cozinha, conversas, tutoriais diversos, conteúdo adulto) mas vamos focar nos streamers de games.

O streamer de games faz uma transmissão online do jogo em que está jogando, várias pessoas podem assistí-lo ao mesmo tempo e fazer comentários ou conversar no chat. Alguns dos streamers utilizam webcams e aparecem durante a transmissão e outros não.
Em geral cada streamer cria uma comunidade de pessoas que gostam de assistí-lo por diversos motivos, pode ser porque ele é um jogador profissional de algum jogo, pode ser porque ele é divertido, porque é uma pessoa com quem as pessoas se identificam ou porque jogam jogos de nicho que apenas algumas pessoas gostam e não há muitos streamers daquele jogo.

Plataformas de Stream

Existem várias plataformas de stream para games. As mais famosas são Twitch, Facebook Gaming e YouTube Gaming. Existe também a BOOYAH! que é exclusiva do jogo Free Fire e há algumas outras opções menores e menos conhecidas como Nimo TV e Nonolive. Todas com seus prós e contras.

Como ser um streamer? O que é necessário para fazer uma stream?

Para ser um streamer é preciso ser uma pessoa extrovertida, gostar de jogar e possuir o equipamento certo. Os consoles da geração atual conseguem fazer stream direto do console, também é possível fazer stream do celular, mas o mais indicado é possuir um computador para fazer sua stream. No computador, você terá mais opções de interagir com sua comunidade, mas para fazer streams de jogos de console no computador, pode ser necessário uma placa de captura (item que não é comum na maioria dos computadores).
Além do equipamento, você precisará de um software para fazer sua stream. No computador o mais comum é o OBS ou o Streamlabs OBS. Há muitos guias online de como configurar e fazer sua primeira stream, mas se precisar de ajuda pode me contatar que farei o meu melhor para te orientar!

 

Quanto ganha um streamer?

Essa pergunta é difícil de responder, mas vária de R$0,00 até cifras milionárias. Sim, você pode fazer streams por um mês inteiro e não ganhar nenhum centavo ou, se cair no gosto do público, ficar rico fazendo streams. Mas isso não vêm do dia para a noite. É necessário muita dedicação com seu canal, com seu público.

Streamers que mais gosto

Aqui no Brasil existem diversos streamers de sucesso. Vou listar 4 dos que eu mais assisto, lembrando que essa lista é pessoal e tem a ver com o que eu assisto, não quer dizer que um streamer seja melhor que outro:

Nyvi Estephan – Lives no Facebook Gaming
BRKsEDU – Lives na Twitch
Alanzoka – Lives na Twitch
Casalskills – Lives na Twitch

 

Game Bros

Recentemente eu e o Taliani aqui da Game Bros estamos nos aventurando no mundo das LIVES, estamos aprendendo ainda e estamos muito atrás dos canais citados, mas quem quiser seguir a gente pra ajudar, segue nossos canais:
Game Bros - Lives na Twitch.
ohtaliani - Lives na Twitch.

Publicado em 14/09/2020 às 17:37 por:
Binho