Em geral, é muito díficil uma adaptação de algum game ter sucesso na telona. É interessante como um universo tão apaixonante como o dos games, com uma legião de fãs sem tamanho não consegue emplacar bons filmes na telona do cinema. Mas de vez em quando a gente tem boas surpresas. Detetive Pikachu é uma dessas surpresas! Apesar de falhar em alguns pontos é um ótimo filme que agrada tanto a fãs fervorosos de Pokémon antigos e novos, como aqueles que mal conhecem os bichinhos.

Um filme para todos

Pokémon no cinema não é uma novidade, foram mais de 20 filmes na telona e uma boa parte deles chegou ao Brasil. Todos animes relacionados com a história da série principal, destinado principalmente para crianças. Esse é o primeiro filme Pokémon feito como Live Action e a escolha do game base é, de início, um pouco estranha. O jogo Detective Pikachu é um spin-off da franquia e possui história e modo de jogo completamente diferente do resto da série, apesar de estar ambientado no mesmo universo. O fato de o jogo não ter como foco as batalhas pokémon e sim um Pikachu detetive acabou sendo ótimo para as telonas e pro público que não conhece tão bem Pokémon.

O filme se passa em Ryme City, uma cidade em que humanos e Pokémons convivem uns com os outros sem o intermédio de pokébolas. Ou seja, os humanos não são donos dos bichinhos. O protagonista do filme É Tim Goodman (Justice Smith), que perdeu a mãe muito jovem e foi criado pela avó (em outra cidade) porque seu pai estava sempre ocupado com seu trabalho de detetive. Tim tinha uma vida pacata trabalhando numa companhia de seguros e era um dos únicos de sua cidade que não tinha um parceiro pokémon. Ao receber a mensagem que seu pai morreu em um acidente, Tim vai visitar Ryme City e encontra um Pikachu e ele entende tudo o que o Pikachu fala. Eles se juntam para resolver alguns mistérios que não vou contar para não estragar o filme de vocês!

O universo e os personagens

O filme é muito bem construído e a cidade de Ryme é uma obra-prima. Todos os fãs dos monstrinhos sonham com uma cidade assim. 

Ryme City, a cidade em que pokémons e humanos convivem como iguais.

Os protagonistas do filme são Tim Goodman e o Pikachu detetive (Ryan Reynolds). O Pikachu está ótimo, além da atuação perfeita de Ryan Reynolds, a animação do bichinho é fantástica e o modo como ele foi criado em live action também. Todo mundo vai querer ter um desses no mundo real. Já Justice está bem no papel, mas parece que os personagens humanos do filme deveriam ser mais bem construídos. Também há Lucy Stevens (Kathryn Newton), uma aspirante a repórter que cruza seu caminho com os protagonistas.

Tim Goodman, Pikachu e Lucy Stevens em Pokémon Detetive Pikachu.

Não vou falar mais sobre o enredo para não estragar o filme de vocês, só que a história é interessante, principalmente para os fãs da série. É uma das melhores adaptações de um jogo de video game para o cinema (não que isso seja um elogio), mas ainda estamos longe de ter um filme que cative a todos os gamers e não gamers nas telonas.

Publicado em 15/05/2019 às 13:19 por:
Binho